NOTÍCIAS

Há 83 anos o Passo d'Areia entrava na nossa história!

Há 83 anos, no dia 24 de março de 1940, o Passo d'Areia era inaugurado em um amistoso diante do Grêmio. Mas era muito mais do que um jogo. Tratava-se da concretização de um sonho do clube que havia surgido 27 anos antes. Até chegar ao terreno na região que começava a se expandir na zona norte de Porto Alegre, foram três casas.
Mas quis o destino que aquele terreno adquirido pelo grupo de sócios históricos do Zeca _ Edmundo Lamb, Eduardo Zootmann, Salvador Vigna, Manoel Osório da Rosa, Walter Raab e Francisco Ivo Schuh _ junto ao Rubem Berta, com a única condição de que esta área sempre seria um campo de futebol, para evitar a construção de prédios que prejudicassem a área de pouso do futuro aeroporto, se tornasse, em pleno século XXI, o mais antigo, duradouro e tradicional estádio de futebol da nossa Capital.
No dia 24 de março de 1940, o público que lotou o pavilhão e as arquibancadas opostas foi brindado com apresentação da banda da Brigada Militar, com a bênção do pároco da região e com o conforto daquele que era o primeiro estádio de Porto Alegre com banheiros para o público. Em campo, foi oferecida uma nova bandeira do São José.
O São José formou naquela tarde com Ruaro; Berto, Armando, Kucirat, Junção e Zica; Jawel, Elustondo, Mabília, Gasolina e Chinez. Eles encararam aquele que era então o bicampeão citadino. O placar acabou 3 a 2 para o Grêmio, que tinha em seu elenco, por exemplo, Foguinho, criado ainda nos tempos do campo da Bacia, uma das primeiras casas do Zeca. Era uma demonstração de que o placar naquele dia pouco importava. Era um dia que ficaria marcado na nossa história.
Vida e história longa ao nosso Passo!

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA