NOTÍCIAS

Que venha o mata-mata da Copa Paulo Sant'Ana

Foi com um empate em 1 a 1 na tarde deste domingo que o São José encerrou a participação na primeira fase da Copa Paulo Sant'Ana, fora de casa, contra o Igrejinha. O goleiro-artilheiro Fábio chegou ao seu terceiro gol de pênalti na compétição. Está atrás somente de Diego Torres na artilharia do Zeca na Copa. Já classificado e sem chances matemáticas de chegar à liderança do grupo, o técnico Rafael Jaques decidiu utilizar a partida no Vale do Paranhana para observar jogadores que não vem sendo titulares na equipe, principalmente a gurizada que subiu da equipe Sub-20. E saiu satisfeito.
"Gostei muito da forma como eles encararam o jogo. Todos foram bem, e o Silas foi muito bem. Tiveram confiança", valoriza Jaques.
Mas, se o jogo nada valia para a tabela de classificação, serviu como uma lição importante para a sequência da competição. É que, mais uma vez o Zeca saiu atrás no marcador. Foi aos 40 minutos do primeiro tempo, com um gol de Igor para o time da casa. Depois de um início de jogo com predomínio do Igrejinha, aos poucos o São José foi tomando conta do campo e, a partir da metade da primeira etapa, era superior. Mas foi justamente quando aconteceu o gol da equipe da casa, em um cruzamento para a área.
"Em apenas um jogo nós saímos na frente nessa competição. Mais uma vez, saímos com a sensação de que jogamos mehor, poderíamos ter virado o placar, mas temos que aprender a jogar com o resultado positivo, sair na frente no marcador", afirma o técnico.
Na segunda etapa, com a marcação para a retomada da bola ainda mais adiantada, o São José jogou praticamente dentro do campo do Igrejinha. E as chances foram criadas. Para aumentar o poder de fogo e buscar o resultado, Jaques sacou Wandinho para a entrada de Flávio Torres. E logo na sua primeria oportunidade, aos 29 minutos da etapa final, o centroavante que se somava a Matheus Totô na área, teve a elhor oportunidade da partida. Fidelis cruzou na medida e  Flávio cabeceou. A bola passou raspando a trave, com o goleiro já vencido no lance.
Era o gol que amadurecia. E Clayton insisitiu para isso em duas oportunidades com chutes de fora da área que foram salvos pelo goleiro adversário. Mas este obstáculo também falhou. Foi aos 37 minutos. Depois de um bate-rebate, o goleiro se atrapalhou. A bola sobrou dentro da grande área, e Matheus Totô foi mais rápido que os zagueiros. Dominou a bola e faria o gol, mas foi derrubado: pênalti e o zagueiro do Igrejinha expulso.
Eram 40 minutos do segundo tempo quando Fábio tomou pouca distância e, pela terceira vez na Copa Paulo Sant'Ana, deslocou do goleiro com muita categoria para empatar o jogo em 1 a 1.
Após o gol, a pressão do Zeca foi total. E o grito de gol chegou a ficar entalado quando o lateral-direito Marcel, que havia entrado há pouco tempo na partida, no lugar de Luiz Felipe, recebeu de fora da área e chutou com muita força, cruzado e alto. O goleiro se esticou todo para espalmar para escanteio e encerrar o jogo com a igualdade no placar.
Na próxima sexta acontece o sorteio, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), para definir os confrontos das quartas-de-final. O Zeca está no "pote 2" deste sorteio, e jogará a primeira partida decisiva no Passo d'Areia. O adversário sairá de Internacional, Ypiranga, Guarany de Bagé e Cruzeiro.

(Imagem: Divulgação/EC Igrejinha)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA