NOTÍCIAS

Gurizada do Zeca busca empate e garante vaga na Copinha 2024

Devolver o resultado de 3 a 0 sofrido no jogo de ida das semifinais seria uma tarefa ingrata para a Gurizada do Zeca diante do Grêmio, no CT Hélio Dourado, na tarde deste domingo. Mas avançar à final não era a única missão desta equipe. Somar pelo menos um ponto neste jogo representaria o terceiro lugar do Zeca no Gauchão Sub-20 e, como consequência, mais um ano com a vaga garantida à Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2024. E eles conseguiram!
Gabriel marcou de pênalti para a Gurizada no segundo tempo, e representou o 1 a 1. Os donos da casa haviam aberto o placar minutos antes, já no segundo tempo da partida. Desta forma, o São José, com uma equipe praticamente toda formada por meninos Sub-18, foi bravo e ficou atrás apenas dos finalistas Grêmio e Juventude na classificação final.
“Fico muito satisfeito, porque esse era um grande desafio neste meu retorno ao clube depois de dois anos. Sabíamos que teríamos um trabalho importante de preparação, principalmente mental, desses meninos tão jovens e em um grupo tão forte no campeonato. A partir daí, teríamos que traçar objetivos. Hoje, eu posso dizer que eles foram cumpridos e agora teremos tempo para aprimora-los”, disse o técnico Rodrigo Santos após a partida.
O primeiro passo era evitar o rebaixamento, que foi a figura nova nesta edição do estadual Sub-20. A Gurizada superou com sobras e, com rodadas de antecipação, mesmo em um grupo com a dupla Gre-Nal, garantiu a vaga na segunda fase. O próximo objetivo era conquistar um lugar entre os quatro melhores do Rio Grande do Sul, e eles conseguiram de forma heroica, nos pênaltis contra o Ypiranga.
Nas semifinais contra o Grêmio  uma vaga na final valeria a Copa do Brasil Sub-20. O terceiro lugar, que exigiria somar pelo menos um ponto nos dois confrontos, a Copa São Paulo. E esta segunda opção aconteceu.
Mas os objetivos não cessam aí. Na categoria de base, um dos objetivos principais é fornecer a Gurizada para a equipe profissional. Desde o início da Copa FGF, três destes atletas ganharam oportunidades. E há ainda o Thiaguinho Tinoco, destaque da última Copa São Paulo, de 19 anos, que tem se firmado no Brasileirão 
“Agora, além da preparação para a Copa São Paulo, haverá tempo para trabalhar esses meninos no modelo só clube e para que o São José continue sendo destaque nas oportunidades para os jovens atletas”, valoriza Rodrigo Santos.
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA