NOTÍCIAS

Líder e classificado por antecipação na Copa São Paulo

Quando a delegação do São José partiu rumo ao interior de São Paulo, o técnico Rafael Porto definiu a missão que a gurizada do Sub-20 teria pela frente na Copa São Paulo de Futebol Júnior: seriam três finais de Copa do Mundo para conseguir avançar à segunda fase. E não é que não foram precisos nem três jogos. Com uma atuação superior, e quase sem correr riscos diante da Penapolense, dona da casa, o Zeca fez 1 a 0 na tarde deste domingo e garantiu a classificação antecipada à segunda fase da Copinha.
Mais do que isso. No jogo de fundo, Chapecoense e Rio Preto não saíram do 0 a 0, determinando que, com seis pontos, o São José já não pode ser alcançado por nenhum dos três concorrentes do Grupo 2. O Zeca está na segunda etapa da principal competição de base do Brasil, com uma rodada de antecipação e com a liderança garantida.
"Muitos não acreditavam que sequer brigaríamos para classificar. Já estamos na segunda fase, agora, é hora de projetar e sabermos que precisamos contar com todos os jogadores para a segunda fase. Será, mais uma vez, uma final de Copa do Mundo para nós", define o treinador.
A segunda vitória jogando em Penápolis foi consolidada aos 19 minutos de jogo. Depois de uma combinação no campo de ataque, o centroavante Josué acabou derrubado na frente da área. O capitão Samuel cobrou com perfeição, no ângulo. A bola ainda tocou o travessão e morreu no fundo da rede para decretar o 1 a 0 que daria, naqueles primeiros 45 minutos, ainda mais calma para que o Zeca controlasse a partida.
"A confiança que os jogadores estão entre eles é incrível. É um grupo que está muito encaixado, são amigos, estão torcendo um pelo outro. Todos confiam no potencial um do outro. Trabalhando assim, o que a gente planeja para as partidas fica mais fácil de executar", avalia o treinador.

Gol do capitão Samuel

O plano, segundo ele, era tentar sair na frente dos donos da casa e depois até ceder espaços para conseguir explorar os contra-ataques. E a estratégia depois do gol, por pouco não resulto em ampliação do placar. Foram pelo menos três grandes oportunidades. No primeiro tempo, depois da pressão na saída de bola, Joelson recebeu um presente do goleiro adversário mas, dentro da pequena área, não teve o equilíbrio para a melhor conclusão. A bola passou raspando.
No começo do segundo tempo, mais duas chances de gol. Primeiro, com uma jogada em alta velocidade de Tcharles, servindo Thayllon dentro da área. Ele tentou deslocar o goleiro, que salvou com as pernas. Pouco depois, outra vez Tcharles arrancou e, desta vez, chutou firme. O goleiro espalmou. No rebote, Josué complementou rasteira e o goleiro fez um verdadeiro milagre.
À medida em que o calor tornava o jogo mais lento, a Penapolense tentava crescer e, invariavelmente, esbarrava na segurança defensiva mostrada desde os primeiros minutos de partida. No meio de campo, a dupla Lissandro e Samuel comandava o sistema defensivo como dois volantes experientes. Atrás deles, Manu e Felipe davam conta do recado. Mesmo com a pressão exercida a partir da metade da etapa final, a Penapolense só foi levar perigo nos acréscimos, em uma cobrança de falta defendida por Lorenzo, que garantiu a vitória.
O Zeca chega a seis pontos em dois jogos na Copinha. Volta à segunda fase dez anos depois em pela primeira vez em seis participações, com a liderança do grupo. De quebra, é bem provável que, mais uma vez, um gol do São José concorra ao Prêmio Dener, oferecido ao mais bonito desta edição da Copinha. Na primeira rodada, o gol de Thayllon entrou na votação.
A equipe comandada por Rafael Porto volta a campo às 14h45min de quarta, diante do Rio Preto, abrindo a terceira rodada do grupo. O técnico pretende avaliar a formação adequada para levar a campo. Atletas que tenham cartão amarelo ou estejam sentindo algum desconforto devem ser poupados. Na segunda fase, o Zeca vai encarar o segundo lugar do Grupo 1, que tem´, até o momento, o Ceará nesta posição. Mas, a classificação final desta chave, que ainda tem Andradina, Ponte Preta e Ceilândia, só será definida na última rodada. 

FICHA DO JOGO: Penapolense 0x1 São José
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA