NOTÍCIAS

NOTA OFICIAL: O único campo avaliado pela FIFA

NOTA OFICIAL 
ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ: 
 
Nos últimos dois dias, mais uma vez o Esporte Clube São José tem sido alvo de críticas que apontam o gramado sintético do estádio Passo d’Areia como inadequado ou, conforme algumas opiniões, “impraticável”. Diante disso, o clube manifesta-se e propõe algumas reflexões:
_  Há 12 estádios com partidas disputadas na primeira divisão do Gauchão. Cada um com características, tipo de grama, nivelamento e regularidades únicos. Não há, como percebemos na prática e a cada rodada, um “padrão de qualidade” entre os 12 campos. É possível creditar a estas diferenças a definição, por exemplo, dos resultados das partidas? Ou em cada um destes campos os atletas precisam se adaptar cenário do jogo? Pela prática que temos, atestamos que a adaptação a cada rodada, em todos os campos, faz parte do trabalho de atletas e comissão técnica.
_ Somente um dos 12 estádios conta com gramado sintético, e justamente por esta característica ainda nova no futebol brasileiro, o Passo d’Areia é o único submetido periodicamente a avaliações técnicas minuciosas por parte da FIFA para garantir o equilíbrio técnico e a segurança física aos atletas envolvidos em cada partida.
_ O último destes testes ocorreu em janeiro de 2022. Nesta oportunidade, ocorreram testes de nivelamento do campo (que comprovou ser ideal), quique da bola (semelhante aos gramados naturais), resistência à bola (deslocamento semelhante ao natural) e avaliação da resistência do piso aos movimentos articulares dos atletas (garantindo não haver riscos de lesões).
O Passo d’Areia foi certificado plenamente pela entidade.
_ Em 10 anos de grama sintética, estamos na 2ª geração deste piso. Neste período, o histórico de lesões ligamentares é, inclusive, inferior ao observado pelo clube em grama natural.
_ Qual a “estética” ideal aos campos do Gauchão? A estética, criticada, do Passo d’Areia deve prevalecer aos aspectos técnicos e de segurança comprovados pela avaliação da FIFA?
 
Jamais seremos contrários ao direito à opinião e manifestação. Reforçamos a inteira disponibilidade do clube a detalhar e subsidiar profissionais de imprensa com detalhes sobre as avaliações de nosso gramado.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA