NOTÍCIAS

Zeca garante a classificação com gol no último minuto

O São José terminou a penúltima rodada da Copa Paulo Sant'Ana classificado, na tarde desta quarta, ao bater o Aimoré por 2 a 1, de virada, e no último minuto do jogo.Mas não foi nada fácil. Desde a traumática eliminação no Brasileiro Série D, a palavra "virada" rondava os pensamentos de todos no Passo d'Areia. Vontade pra que isso acontecesse, sobrava aos jogadores, mas os episódios que se sucediam na Copa Paulo Sant'Ana não ajudavam.
"É um momento ainda de transição do grupo de jogadores, Ai, qualquer coisa que acontece de errado no jogo, abate muito nessas circunstâncias", explica o técnico Rafael Jaques.
Pois os primeiros 45 minutos do confronto decisivo com o Aimoré pareciam repetir o ciclo negativo. Depois de uma jogada acidental, aos 25 minutos de jogo, a bola bateu na mão do zagueiro Bruno Jesus. Pênalti para a equipe de São Leopoldo. E o goleiro Fábio saltou certo, encostou, quase segurou a bola. Mas, teimosa, ela passou debaixo do goleirão e botou o Aimoré à frente no placar. Era o filme repetido. Ou não.
Foi preciso o intervalo do jogo para que a tão esperada virada viesse, e trouxesse com ela a classificação do São José para as quartas de final da Copa Paulo Sant'Ana. Uma virada com alguns personagens. O primeiro deles, um guri de 19 anos, que já provou não se assustar com marcador de cara feia. O atacante Wandinho substituiu Paulinho e, logo nos primeiros movimentos da segunda etapa, tonteou os zagueiros adversários. Aos 2 minutos, em um lançamento primoroso de Diego Torres entre os zagueiros, ele apareceu às costas deles, na entrada da área. Tocou de primeira para encobrir o goleiro, e acabou derrubado. A bola foi para fora e o árbitro confirmou o pênalti para o Zeca.
Aí, com a bola na marca do pênalti, outro personagem recorrente nos episódios vitoriosos do São José apareceu. O goleiro Fábio caminhou para a bola e cobrou com perfeição. Empatou a partida em 1 a 1.
A GRANDE VIRADA - O resultado era melhor que a derrota, mas não servia para a intenção de garantir a classificação com uma rodada de antecipação na Copinha. Rafael Jaques sabia disso: arriscou.
Ele já havia retirado o volante Fidelis e o centroavante Flávio Torres para as entradas de Clayton e Matheus Totô, no intervalo. Aos 28 do segundo tempo, com o Zeca criando oportunidades sucessivas, o treinador ousou ainda mais. Retirou mais um volante, Felipe Guedes, para a entrada do garoto Crystopher. E o jogo ficou franco.
Se de um lado a velocidade do trio: Kelvin _ depois Márcio Jonatan _, Wandinho e Matheus Totô proporcionava as oportunidades para o São José, de outro, os espaços também se abriam para as jogadas do Aimoré que tambem chegou perto de marcar. Quem se mantinha constante no jogo, como pensador das jogadas e responsável por pifar os atacantes, era Diego Torres. Foram pelo menos três grandes chances criadas por ele. Uma delas, ainda no primeiro tempo, foi um tiro forte, de fora da área, salvo pelo goleiro. O meia acabaria simbolizando a virada concreta da partida.
O jogo já tinha 50 minutos, no limite dos cinco de acréscimos assinalados pelo árbitro, quando Clayton acabou derrubado próximo da área. Diego Torres tomou a bola para si e parecia saber o que viria pela frente. Não tomou muita distância, bateu firme e certeiro na bola que, caprichosa, encontrou o ângulo direito do goleiro. Golaço. E a virada por 2 a 1, junto com a classificação, estava concretizada na tarde do Passo d'Areia.
O gol causou uma certa confusão em campo. Depois do empurra-empurra, o árbitro expulsou um de cada lado _ no do São José, Márcio Jonatan _, e logo depois encerrou a partida.
"Na vitória de hoje (quarta), eu vi no vestiário uma reação de comemoração pela superação, por terem revertido um resultado adverso contra um time muito qualificado. De satisfação que não vinha acontecendo. Acredito que essa classificação será um diferencial, a virada nesse restante de temporada", afirma Jaques.
O Zeca chegou a 11 pontos, na segunda colocação do grupo, faltando uma rodada. Já não pode sair da zona de classificação no último jogo. Tampouco, com esta pontuação, ser o melhor segundo colocado, que seria um benefício nas quartas de final. Os confrontos na próxima fase serão definidos por sorteio e o Zeca ficará no pote dos clubes que decidirão as quartas fora de casa.
Como a classificação está fora de perigo, Rafael Jaques não descarta a possibilidade de fazer alguma experiências na equipe que enfrenta o Igrejinha, fora de casa, no próximo domingo, pela última rodada da primeira fase.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA